você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

felicidade
Felicidade e Saúde

"Eu vou ser feliz quando mudar de trabalho, quando comprar um carro, quando tiver uma casa maior, quando...", eu nem preciso terminar essa sentença recheada de possibilidades, porque você, com certeza, conseguiu se lembrar de um tanto de "e se" que tem te impedido de viver plenamente. 

Assim como deixamos a encargo de outras pessoas e outras circunstâncias a nossa felicidade, fazemos com as nossas decepções. Você já deve ter ouvido alguém dizendo que "fulano morreu de desgosto com a vida", de fato a tristeza, a angústia e os sentimentos ruins estão associados a somatização de doenças físicas. Mas morrer de tristeza, é uma expressão popular, clinicamente, a tristeza não parece ser uma causa válida nos atestados de óbito. 

Mas e a felicidade, ela pode estar cientificamente atrelada à qualidade de vida? 
Uma pesquisa mostrou que a felicidade funciona como prevenção de doenças, mas não como cura. E esse sentimento é realmente poderoso para garantir que populações saudáveis vivam mais: o seu efeito é comparável com o de fumar ou não! 


 

AJA PARA UM AMANHÃ MELHOR




Um sentimento tão poderoso, que muitas vezes deixamos na mão de fatores externos, sem perceber que a plenitude está nas coisas simples da vida. A felicidade está no café da manhã compartilhado, em ouvir a primeira palavra do seu filho, no abraço apertado sem motivo, no gesto de carinho... 

A felicidade não é o lugar onde você vai chegar quando conquistar tudo aquilo que deseja, ela é o caminho, as pequenas coisas que acontecem nesse intervalo e que têm a capacidade de te tocar. O problema é que a medida que envelhecemos perdemos essa capacidade intrínseca das crianças de nos alegrarmos com as pequenas coisas. 


 

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO ILUMINADO!




Então eu te proponho um desafio para a sua semana: reviva a criança que ainda existe dentro de você e desperte seu olhar para as pequenas coisas do dia a dia que te satisfazem. 

Pode parecer trabalhoso gastar o seu tempo refletindo sobre essas pequenas coisas, mas enxergar felicidade no dia a dia não deveria ser tarefa difícil. Com essa pequena mudança positiva na sua rotina, você será capaz de desenvolver seu autoconhecimento, percebendo aquilo que pode ser deixado para trás, os pesos desnecessários da vida, valorizará mais as pessoas que realmente importam, além de simplificar as coisas, afinal a felicidade deve estar atrelada à consciência e atitude harmoniosa e equilibrada em relação à realidade. 

E se você precisar de inspiração para encarar esse desafio, eu deixo aqui uma frase do Johann Goethe: 
"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira." 

Em quem ou em que você tem depositado a sua felicidade? Ela não deveria depender de ninguém além de você! 

E por último, lembra da pesquisa que citei ali no início do texto? Pois é... Fumar reduz a expectativa de vida em mais de 10 anos, se a felicidade tem o mesmo efeito, você está ganhando ou perdendo tempo para viver feliz? 

Precisa de uma ajuda para voltar a enxergar com clareza as coisas boas da vida? Venha fortalecer a sua mente.


Fonte: Veenhoven, R. J Happiness Stud (2008) 9: 449. https://doi.org/10.1007/s10902-006-9042-1