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Emoções tóxicas

Qualquer coisinha que acontece fora do esperado é o suficiente para te irritar? Um atraso no trânsito, o motorista que virou sem dar seta, o colega que pergunta coisas que para você parecem obvias, a fila do mercado... 

Quando pequenas coisas começam a gerar uma sensação desproporcional, é hora de prestar atenção ao sinal alerta! Talvez seja o momento de reavaliar o estresse cotidiano e a maneira como você o tem canalizado. 

De modo geral, nos irritamos porque nos sentimos incapazes de controlar alguma situação ou pessoa. Então, o primeiro passo para controlar a irritação e filtrar aquilo pelo que realmente vale a pena se estressar, é entender que nem tudo está sob o nosso controle. Pode parecer óbvio e clichê, mas internalizar essa certeza nos capacita para atitudes mais assertivas e voltadas para o foco certo. 

Sabemos bem que esse processo de autocrítica nem sempre é fácil e que perceber os próprios erros e ainda censurá-los pode ser quase impossível sozinho. Por isso, a psicoterapia cognitivo-comportamental pode te ajudar a entender o porquê de seu comportamento explosivo e incontrolável nesses momentos, além de criar estratégias para controla-lo. 

 

Aprenda técnicas para controlar as emoções tóxicas!
  

 

Quer saber um pouquinho sobre como isso é possível? 

Para controlar a fúria, é preciso adequar a vida a estratégias para lidar com situações do dia a dia que não é possível contornar. 

Como fugir do trânsito do horário de pico? As chances de que isso seja possível são mínimas, então é preciso entender que a situação faz parte da vida e que nada vai mudá-la. 

Escolha a forma como irá se irritar  

É difícil, mas um hábito possível! Você pode escolher como demonstrará e canalizará essa emoção. 

Em cenas de novela vemos as pessoas quebrando as coisas, gritando, usando força física... Essas reações podem até aliviar momentaneamente a raiva, mas deixam rastros: culpa, vergonha, remorso, além de uma bagunça danada e mais contas para pagar... 

Escolha como irá gerenciar a irritação  

Que tal se planejar melhor e sair um pouco mais cedo de casa ao invés de sofrer no transito do final da tarde? 

Evitar situações que você já sabe que vão te estressar de alguma maneira é a melhor forma de administrar o dia a dia. Mas sempre tem aquele imprevisto do qual não dá para fugir, nesse caso o melhor é contar até dez, respirar fundo e pensar muito bem antes de agir ou de falar. 

Escolha que tipo de irritação você quer transmitir para quem está ao seu redor 

Você não precisa aceitar tudo calado, até porque isso gera uma ansiedade desnecessária que, quando transborda, pode resultar em uma explosão de sentimentos e emoções ainda piores. 

As vezes no calor do momento falamos sem pensar e nos esquecemos que nossas palavras também podem agredir ouras pessoas. Mas depois de contar até dez e respirar fundo, fica bem mais fácil pensar com clareza. 

Nada como estar de cabeça fria para agir de forma assertiva. Por isso, nem pense em guardar tudo para você e explodir no meio de uma discussão! O melhor é ser sempre sincero, mas de forma tranquila e ponderando a situação. 

Confira esse vídeo em que eu falo mais sobre como lidar de forma assertiva sem agressividade: