você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

inteligência
Inteligências Múltiplas

Você se depara com um vídeo de uma criança, que não aparenta ter mais do que 7 anos, tocando violino como se fosse uma profissional e se pergunta porque nunca conseguiu tocar sequer um acorde no teclado, que parece ser apenas uma questão de apertar as teclas e produzir algum som minimamente harmônico. Ou tem aquele amigo que viajou para Alemanha e magicamente voltou falando a língua melhor do que você que gastou uma nota em curso durante meses para aprender apenas os números e falar bom dia. 

Realmente, parece que algumas pessoas já nascem com aptidões e habilidades. E um psicólogo norte-americano desenvolveu até uma teoria para entender melhor esse assunto, é o que chamamos hoje de teoria das inteligências múltiplas. Howard Gardner, depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência e elas podem se apresentar de duas formas: algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui, porém, as experiências vividas também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.

 

A perfeição pode machucar

 

Mas vamos ao que interessa... Afinal de contas, quais são os tipos de inteligência que Gardner classificou? 

Linguística 

Sabe aquele amigo que citei lá no primeiro parágrafo desse texto e que parece ter poderes mágicos em se comunicar e aprender outros idiomas? É dele que estamos falando aqui. As pessoas que possuem essa inteligência mais desenvolvida têm facilidade para negociar algo, convencer, se expressar. Jornalistas, políticos e poetas são um bom exemplo disso. E essas habilidades podem ser percebidas logo na infância, quando a criança apresenta facilidade para contar histórias ou relatar, com precisão, experiências vividas. 

Lógico-matemática 

Apesar de ser a tradicionalmente utilizada nas escolas e para avaliar QI, na Teoria das Inteligências Múltiplas, essa inteligência é apenas mais uma habilidade e não se sobressai diante das outras. Cientistas, engenheiros e economistas costumam apresentar essa inteligência bem desenvolvida, já que ela está ligada a capacidade de ordem, sistematização e capacidade de resolver problemas complexos que envolvem números de maneira rápida. Pode ser observada em crianças que demonstram facilidade para contar e fazer cálculos. 

Espacial 

Sabe aquelas pessoas que têm muita facilidade de se localizar e imaginar espaços? Essas habilidades próprias de arquitetos, por exemplo, que criam e visualizam objetos e espaços mentalmente antes de transpor para o papel. Crianças com esse tipo de inteligência costumam se interessar e ter facilidade em montar quebra-cabeças ou organizar objetos no espaço. 

Cinestésica 

Começamos a entrar no mundo das artes aqui, pessoas com essa inteligência têm total domínio do corpo e capacidade física para se expressar. Exemplo disso são os atletas e artistas circenses que além de uma expressão corporal desenvolvida, também apresentam resistência física. As crianças costumam demonstrar essa habilidade atlética através de uma coordenação apurada. 

Musical 

De novo, voltamos aos primeiros exemplos desse texto, aquele conhecido que tem o "dom" para a música. Esse tipo de inteligência está diretamente relacionado com a capacidade de reconhecer e reproduzir diferentes tipos de sons. É comum que essas pessoas tenham facilidade de decorar músicas e melodias e/ou sensibilidade a barulhos. E realmente pode surgir já na infância, e pode ser percebida em crianças que conseguem perceber diferentes sons no ambiente e cantam para si mesmas. 

Naturalística 

Capacidade daquelas pessoas que demonstram maior integração com animais e plantas, em geral, uma facilidade de se relacionar com o meio ambiente. A exemplo disso, os ambientalistas. 

Interpessoal 

Aqui estamos falando daquelas pessoas que "sabem ler os outros" como ninguém, através de suas habilidades em interpretar gestos, sentimentos e palavras subentendidas. Não à toa, é uma qualidade indispensável a psicólogos e educadores. Crianças com essa inteligência se mostram sensíveis aos outros desde pequenas. 

Intrapessoal 

Essas pessoas, possuem uma habilidade que fala muito por aqui: AUTOCONHECIMENTO, ou pelo menos, uma maior facilidade de desenvolvê-lo. Elas são capazes de identificar e compreender as próprias emoções, sentimentos e objetivos. E quando bem desenvolvida, permite que essas pessoas reconheçam seus pontos fortes e fracos, consigam resolver conflitos mais rapidamente. 


Você provavelmente deve ter se identificado com pelo menos uma delas, mas se tem alguma aí que você sempre quis desenvolver, não desista!! É possível aprimorar essas habilidades mesmo que você tenha mais dificuldades do que aquela pessoa que já nasceu com aptidão para isso. 

Vamos valorizar as diferentes inteligências e aprimorar aquilo que queremos juntos? 

Vem comigo nessa busca pelo desenvolvimento pessoal!