você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

estudante
Estudantes de Psicologia? Saiba mais sobre Terapia Cognitivo Comportamental

Fazendo psicologia ou psiquiatria?
Ainda não sabe qual especialidade seguir? Qual linha de pensamento mais te instiga? Então vou te apresentar a terapia cognitivo comportamental (ou, TCC). 

Vamos começar lembrando que: qualquer problema psicológico pode ser descrito ou explicado em termos de pensamento, emoções e comportamentos. E são nesses três pontos que a terapia cognitivo comportamental está focada, bem como na constatação de que sua interligação pode gerar ciclos viciosos. 
 

 

SAIBA MAIS SOBRE AS TÉCNICAS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS!



Primeiramente, é importante ressaltar que ela é uma linha de Psicoterapia cuja abordagem é mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Partindo do princípio de que as emoções e o comportamento de um indivíduo estão diretamente ligados à forma como este avalia suas experiências no mundo, ou seja, de que o que o afeta não são os acontecimentos e sim a forma que os interpreta. 

Dessa maneira, podemos dizer que os transtornos emocionais são definidos, em TCC, como transtornos de processamento de informação. Por isso, utiliza-se de técnicas que procuram modificar os padrões de pensamentos e crenças disfuncionais que podem causar e manter o sofrimento emocional ou problemas psicológicos. 

Como isso é possível? Criando, junto com o paciente, habilidades que permitam a ele perceber, interromper e intervir em pensamentos automáticos e como eles acontecem. Gerando assim, o entendimento de como o ser humano modifica suas emoções, pensamentos e comportamentos, ao analisar de maneira profunda suas vulnerabilidades e aprendem a lidar com elas. 



ALCANCE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL



Além do benefício de longo prazo citado antes, a TCC tem eficácia comprovada no tratamento de vários transtornos emocionais, como depressão, transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), dependência química, transtornos alimentares, dificuldades interpessoais (terapia de casal e de família), transtornos psiquiátricos, etc. Ainda é indicada como coadjuvante no tratamento de transtornos orgânicos, e em intervenções nas áreas de educação, organizações e esportes. 

Ou seja, a Terapia Cognitivo Comportamental é para todos, para adultos, crianças e adolescentes, nas modalidades individual e em grupo. Você, aluno de psicologia ou psiquiatria, quer conhecer mais a fundo essa linha? O Programa ForteMente é todo baseado em técnicas de TCC explanadas de forma simples, em vídeo-aulas e ebooks. Confira!