você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

Post
Sentidos e as nossas crenças!

Como vc viveu sua infância?
A maneira como compreendemos o mundo é formada em grande parte na infância. Os valores são construídos a partir das nossas relações e acontecimentos durante o nosso desenvolvimento pessoal. Temos nesse processo, a constituição das nossas crenças, que também são formadas por meio dos nossos sentidos. 

Vou exemplificar passando por cada um dos cinco sentidos: a criança tem a visão de um pai sempre com sorriso no rosto, atencioso, próximo e com um toque de carinho, que abraça e beija. E nesses momentos de proximidade, o cheiro da loção pós pós-barba está presente, junto a palavras amorosas. Agora, imagine o contrário: um pai com hálito de álcool, gritando constantemente, que agride a própria criança, quanto a mãe. É fácil perceber nessas duas situações a influência no futuro dessa pessoa. 
As cenas que nos saltam aos olhos fazem parte de uma programação mental, bem como os sons, as palavras, os odores, as texturas das coisas que descobrimos pelo tato. Nossa mente também se constrói pelas palavras que pronunciamos. 
E é claro que você já notou que a soma de tudo isso é o que forma. 

Nos nossos primeiros anos ainda não temos a capacidade de analisar muitas situações, relações e fatos. 
Mas, hoje, garanto a você é capaz de decodificar milhares de significados na cena descrita acima e mesmo analisar lembranças da sua própria infância. 

A construção do eu não ocorre apenas na infância. 
Somos formados pela nossa percepção de cada agora que vivemos. Esse "agora" que do qual fugimos constantemente levando nossa mente ao futuro, ou ao passado. 

Pergunto a você: com o que eu disse até aqui, você compreende como é importante e enriquecedor ter atenção aos momentos? 

Viver plenamente o agora pode levar você a fazer o melhor pelo seu desenvolvimento pessoal e garanto: o mindfulness pode ser uma ferramenta extraordinária para você nesse processo. 

Bem, depois dessa pequena explanação trago agora uma informação valiosa: Sim, você tem o poder para reprogramar suas crenças que lhe promovem sensações ruins. 

De que maneira? Trocando uma imagem recorrente de uma situação desagradável, por uma positiva. Levando à mente para um passeio por situações que lhe fazem bem. 

Você pode compreender e lidar melhor com todos os sentimentos e emoções por meio da Terapia Cognitiva Comportamental, por exemplo. Tendo pensamentos positivos, você desperta a química do seu corpo para a gratidão, para a felicidade, para paz interior. Entender como lidamos com tudo que nos ocorre, ou seja, aprimorar a habilidade do autoconhecimento é combustível para estar e viver leve e pleno.