você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

Post
A perfeição pode machucar

Música e cinema despertam o entendimento sobre o mundo e nós mesmos de uma maneira que só arte pode fazer. Tomo aqui um badalado filme de 2015 para ser base de um tema que leva muitas pessoas, em diversas idades, a uma pressão que pode se transformar em doença.

Em “Whiplash”, que recebeu diversos prêmios pelo mundo, inclusive estatuetas do Oscar (ator coadjuvante, mixagem de som e montagem) o protagonista é um estudante baterista de jazz do melhor conservatório dos Estados Unidos e sonha ser conhecido como Buddy Rich, que é gênio da música. Um professor de um conservatório e extremamente exigente recruta jovens músicos e é reconhecido por grandes montagens para sua banda, porém os métodos duros de Fletcher são questionados. A vida dos dois se cruza em desafios e estudos.

O filme permeia justamente a que ponto a busca pelo melhor, a perfeição, ultrapassam limites. No dia a dia, somos impedidos de sermos completos em nossas atividades justamente por entender que somente a perfeição é admissível. Ninguém quer ser meia boca no trabalho em casa, nas relações como todo, mas o que será da existência se as exigências impedem que a vida seja desfrutada e se torne algo que traz sofrimento mental, emocional e até físico.

Cobranças – tanto a você, quanto as pessoas que convivem próximas – não devem ser desenhadas em planos impraticáveis. Aceite suas limitações. Há diversas técnicas que você pode utilizar que sempre trato no Programa Fortemente. Deixo um ponto de reflexão neste momento. Não viva para agradar a todos e receber elogios sempre. Tenha o entendimento das suas capacidades. Se há algo que não agrade trabalhe para melhorar, evoluir. Sem se martirizar. Conhecendo suas forças e limitações de uma maneira respeitosa com você mesmo, sua vida será melhor.

Ah, se não assistiu Whinplash, veja. Uma lição de como a perfeição pode machucar e um grande filme.