você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

Post
Como Curar o Ciúme Doentio

O ciúme é um sentimento perigoso!

Ele pode destruir seu relacionamento e, mais grave ainda, gerar trágicas consequências para a vida de milhares de pessoas. 

Um relacionamento saudável e construtivo faz muito bem para a sua saúde. Estudos mostram que ter vínculos afetivos em harmonia pode trazer mais benefícios para a sua saúde do que praticar exercícios físicos, por exemplo.

A ideia que você deve ter de agora em diante, não é a de controlar os ciúmes... 

Mas sim, impedir que o ciúme exagerado surja em sua Mente!

 

Aproveite a Promoção do Curso Fortemente

 

O ciúme é um sentimento que acomete a todos, temos o desejo de cuidar das pessoas que amamos. De forma equilibrada, o ciúme pode trazer o sentimento de valorização ao parceiro. Mas de forma exagerada, pode trazer problemas conjugais/pessoais e pensamentos incontroláveis. O que queremos mostrar para você é que os nossos sentimentos, seja o ciúme, a raiva ou a insegurança, é algo que está relacionado a pensamentos automáticos e você não possui o controle de ”não o sentir”. 

Mas tome cuidado com uma coisa!

Não faça um mal-uso dessa ideia. Antes de sair por aí usando o argumento de que os ciúmes podem trazer um tempero saudável ao relacionamento, lembre-se que seus comportamentos impróprios terão consequências.

Seja honesto e sincero com você mesmo/a.

Os pensamentos estão envolvidos diretamente com os sentimentos, que influenciam no processo cognitivo, então é uma via de mão dupla. Ou seja, pessoas que lidam bem com suas emoções tendem a usá-las de forma positiva com seu pensamento e resolver os problemas emocionais com menos esforço e dificuldade. 

O que queremos explicar a você é que é natural ter estes sentimentos, você é um ser humano e as emoções são inerentes a você, sejam elas boas ou ruins. Você não deve ter medo dos seus sentimentos, mas sim saber como identificá-los, conhecer a causa. 

E qual é a causa?

É o conjunto de crenças armazenado em sua mente!

Os pensamentos são congruentes às emoções e sentimentos, ou seja, eles se manifestam em sintonia. Todo este conteúdo aflora das suas crenças e pressupostos, de valores armazenados lá no fundo da sua mente. 

Dessa forma, tentar controlar os sentimentos e as emoções pode ser ineficaz e geralmente é isto mesmo que acontece. Porque quando uma forte emoção surge, como a raiva e o medo, perdemos facilmente o controle dos nossos comportamentos. 

Por isso, o meio mais eficaz de se libertar desse problema é reestruturar as suas crenças sobre essa ideia de traição... 

Não precisa de você mudar radicalmente as suas crenças.

Basta flexibilizá-las um pouco. Considerar outras possibilidades.

Qual é o significado de ser traído, pra VOCÊ?

  1. Você será enganado?
  2. Fará papel de trouxa?
  3. Sofrerá um constrangimento social?
  4. Será abandonado? 

O ciúme é uma espécie de preocupação, de medo. Existe o medo de ser traído.

Porém, o significado desse medo da traição mudará de uma pessoa para outra. 

Essa é uma das bases que alimenta os ciúmes.

E ao mesmo tempo é o principal alvo da Terapia Cognitiva.

Então, para curar o ciúme doentio definitivamente, vá na base, na raíz do problema!

Resumindo então, a grande sacada é você entender qual é o seu medo e suas crenças em relação à traição e flexibilizar essas crenças. Considerar outras possibilidades.

 

Faça o Treinamento de Desenvolvimento Pessoal Fortemente

 

 

As condições ambientais podem também agravar os sentimentos de ciúmes. Vivências familiares, pessoais, ou próximas com os dramas e as consequências negativas da traição pode gerar no indivíduo um senso equivocado de risco. Ou ainda, quando um dos companheiros é obsessivamente ciumento, o outro acaba entrando no clima da desconfiança. 

Outra situação bem delicada são os delírios de ciúmes que podem ocorrer em alguns casos de Psicose. Isto ocorre quando há uma ruptura com a realidade. Os delírios são ideias que não podem ser convencidas do contrário nem mesmo com apresentação de provas concretas e cabais. Eles são inflexíveis e impenetráveis.

Dessa forma, você viu que os ciúmes podem ser desde algo saudável e bem adaptado, pode ser algo desadaptado, e ainda, pode ser patológico. Assim, se a coisa estiver muito feia, considere sempre a possibilidade da ajuda de bons profissionais. Geralmente, a emoção que é desencadeada pelos ciúmes é a raiva e isto pode ser bastante grave. 

Em algumas situações será necessário um tratamento Médico combinando Psicofármacos com Psicoterapia. 

Não tenha medo, o importante é você se curar do ciúme doentio que está arruinando a sua vida. E ser mais feliz, isso é o que importa. Se precisar fazer um tratamento, faça!

Tome muito cuidado com algumas coisas...

A raiva é uma emoção secundária, ela sempre surge do medo. Conforme eu mesmo explico no meu primeiro vídeo do YouTube.

Jamais admita qualquer forma de violência: psicológica, moral, sexual ou física. Lembre-se violência conjugal piora com o tempo e acontece em escalada [VEJA EM "TERRORISMO ÍNTIMO"].

Assim, estabeleça desde já que a Lei é Violência Zero!!!! 

Como eu disse anteriormente, os pensamentos automáticos, as emoções e os sentimentos você não controla. Mas existe uma coisa que você pode controlar: O seu comportamento. 

Mesmo com raiva é possível ser educado e cortês. 

Mesmo irritado é possível ouvir a opinião da outra pessoa. 

O ForteMente está aqui para te ajudar e vamos te ensinar como lidar da melhor forma com estes sentimentos.

O primeiro passo é reconhecer e aceitar que "tá muito" e saber que é possível melhorar. A partir daí, se auto conhecer, entender que seus sentimentos fazem parte de sua rede pensamento/emoções/crenças. 

Segundo passo, é se aprofundar nessa investigação. Conforme você conhece as coisas com profundidade, você compreende a natureza delas. 

Sabedoria é compreender a verdadeira natureza das coisas e isso é uma habilidade que pode ser treinada.

Entenda bem a origem dos seus medos. Se necessário, faça uma boa Terapia. 

A sua Mente comete muitos erros de processamento. Não confie nela tanto assim. Não leve suas ideias e pensamentos a ferro-e-fogo. São os conhecidos Erros Cognitivos, ou Crenças Distorcidas. 

Há ainda os Comportamentos Sabotadores que só jogam contra o seu patrimônio.

Por fim, conte conosco. O Fortemente estará aqui para te dar dicas e te ajudar a conhecer melhor como a sua mente funciona conforme o Modelo Cognitivo-comportamental.

Boa Sorte e chega de ciúmes doentios!

 

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O NOSSO CURSO!!!