você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

Post
Quer diminuir o estresse? preste atenção no presente e pronto!

Começando por agora. Preste bem atenção nesta história...Em uma pesquisa, foi pedido a duas orquestras sinfônicas que tocassem a mesma ópera. A primeira delas deveria fazê-lo com técnicas que usaram no passado e que consideravam bem-sucedidas. A segunda, com novos e sutis ajustes e que pensassem que deveria a melhor apresentação de suas vidas. Os pesquisadores gravaram os resultados. Além de sentirem mais satisfação durante o trabalho, os músicos da segunda orquestra criaram um som melhor. Mesmo sem saber dos bastidores, quem escutou as duas gravações preferiu o som da segunda orquestra. O que quer dizer isso? Que dedicar plena atenção ao que se está fazendo no agora aumenta o carisma, a produtividade, a criatividade, a memória e diminui o estresse.

Parece milagre, mágica, ou uma jogada de marketing, mas há um nome bem chique para essa técnica: mindfulness, que nada mais é que atenção plena no presente, elevando sua consciência aos sentimentos e pensamentos durante este momento - o agora. É exatamente o contrário de fazer várias coisas ao mesmo tempo, de uma forma ordinária e mecânica, feito do qual muita gente se orgulha e acredita ser a solução para a rotina.

Mindfulness é prestar atenção no que está acontecendo sem se apegar ao passado e sem projetar o futuro

“Isso ajuda a perceber coisas novas. Uma das maneiras de praticar o mindfulness é pela meditação, mas não é a única”, diz a americana Ellen Langer, que há 40 anos pesquisa o tema na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O interesse da psicóloga nova-iorquina pelo assunto surgiu quando começou a se perguntar por que as pessoas cometiam atos aparentemente inexplicáveis, como esquecer as crianças dentro do carro. “Elas agem dessa forma quando estão mindless (consciência vazia). Ou seja: quando enxergam a situação de apenas uma perspectiva”, explica Ellen. Com o passar dos anos, descobriu que quem age de acordo com os princípios mind­ful (consciência cheia) é capaz de encontrar melhores soluções para problemas e também tem as taxas de estresse reduzidas.

 Uma técnica simples, fácil, gratuita e cuja única condição para colocá-la em prática é estar vivo.