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Como Perder A Timidez

A timidez é uma manifestação fóbica. É um conjunto de atitudes e comportamentos que expressam o medo da exposição social.

A pessoa tímida sente ansiedade e desconforto diante de uma possível avaliação social, por outras pessoas.

A timidez pode ser um marcante obstáculo no bom desempenho acadêmico, profissional, afetivo e claro, social.

 

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Eis aqui um assunto que eu tenho muita propriedade para te ajudar, por dois bons motivos. O primeiro é porque eu já fui muito tímido e hoje não sou nem um pouco mais. 

O segundo motivo é que eu sou um profissional que trata desse tipo de problema.

Nem toda timidez chega a ser um grande problema. É natural que em alguma fase da vida você seja mais tímido, sobretudo na adolescência. Geralmente isso tende a melhorar com o tempo e você deverá desenvolver habilidades, superando a timidez.

No entanto, em casos mais graves, algumas pessoas continuam com sérias limitações e não conseguem desenvolver os recursos próprios para ficar mais descolados.

Como superar a timidez?

Não tem como fugir, como toda fobia o melhor caminho é o enfrentamento e não se esquivar. 

A esquiva reforça o medo e perpetua o problema. O enfrentamento dessensibiliza a pessoa da aversão e a fobia diminui.

Pense numa pessoa que tem fobia de elevadores…

O que você acha que acontece com esse medo se essa pessoa andar de elevador 10 vezes por dia durante 50 dias?

Pode até ser que o medo não desapareça por completo, sem problemas! 

Mas eu te garanto que reduzirá à níveis bem mais toleráveis e confortáveis.    

Então aqui vai a maior dica: Enfrenta!

Antes de começar, tenha clareza de uma coisa, você encontrará "situações e SITUAÇÕES". Vai acontecer de ser fácil em alguns momentos e muito difícil em outras ocasiões.

Então, jamais desperdice os momentos fáceis, se empenhe sempre que conseguir, mas entenda, que talvez uma vez ou outra, você não irá conseguir mesmo.

Permita-se!

Dicas:

  1. Expresse a sua opinião, você tem esse direito. É claro que de forma calma e educada.

  2. Tente manter o contato visual. Olhe nos olhos das pessoas, um pouco.

  3. Faça perguntas, entre na conversa. Tente ser natural e evite exageros.

  4. Diga não quando quiser dizer não.

  5. Faça elogios sinceros quando você gostar de alguma coisa.

  6. Faça seus pedidos, agende seus compromissos, esclareça as suas dúvidas quando tiver.

  7. Aproveite as oportunidades de fazer apresentações quando houver, mesmo que você fique com ansiedade.

  8. Aceite a sua ansiedade e nervosismo com algo da sua natureza, mas que você está se treinando para superar isso.

Resumindo, treine habilidades sociais!

No curso do Fortemente fazemos um treinamento mais aprofundado de habilidades sociais.

Agora que você já sabe um pouco do que fazer, aqui vai algumas dicas do que NÃO fazer.

Não se esquive!

Isto significa evitações, fugas, desculpas esfarrapadas, etc.

Exemplos de esquivas:  

Ah, vou sentar ali naquela poltrona que é mais confortável” - Para ficar longe das outras pessoas.

É melhor ficar calado” - Evitando expressar a sua própria opinião.

Não gosto de ser chato” - Esquivando-se de diversas situações.  

Se essas diretrizes são totalmente inviáveis e sem chance de serem executadas gradativamente por você, faça uma avaliação com um bom profissional (Psiquiatra, Psicólogo). Pode ser que você tenha Transtorno de Ansiedade Social e precise de um tratamento para evoluir mais rápido.

Boa Sorte!

 

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COMECE JÁ!!!