você quer ter uma ForteMente para trilhar seu caminho com equilíbrio? sim não
Post Forte

Ensinamento

não
O poder do "não"

Dizer não é uma tarefa difícil para quase todo mundo. É para você também?

Contrariar os outros pode ser tão estressante que optamos por fazer o que nos é pedido, mesmo sem querer, só para evitar o conflito. Mas, essa falta de habilidade para dizer não pode prejudicar a concentração e o foco, gerar ansiedade e desconforto emocional. 

 


COMO EVITAR MAL-ENTENDIDOS

 


Se você pensa e sofre durante dias ou até mesmo semanas para decidir o que fará diante de uma determinada situação porque não sabe como negar, fique tranquilo, você não está sozinho! 

Quando as pessoas vêm nos pedir favores, ou até mesmo vender coisa, nos pegam despreparados. É nesse momento que, muitas vezes, assumimos responsabilidades e aceitamos coisas que não queremos e nem precisamos. 

Se você tem filhos então... com certeza a situação é ainda pior. Eles aprendem cedo a conseguir o que querem, e se você se pergunta "tem como dizer não para aquele serzinho com os olhos brilhantes te persuadindo sem nenhuma pretensão?" A resposta é: TEM! 

Costumo dizer que existe mais amor em um NÃO do que em um SIM. Isso vale principalmente para a criação dos pequenos, para que não se tornem adultos que não toleram as mínimas frustrações. Mas vale pra gente grande também viu? Alimentar a utopia de um mundo onde tudo é como queremos permite que esses adultos continuem exatamente como na infância? Mimados! 

Negar um favor ou um pedido não precisa ser encarado de maneira negativa, isso não te torna um amigo ruim, um filho desnaturado, nem uma pessoa chata! Mas se ainda assim você sentir dificuldades, afinal, na nossa cultura isso demanda uma justificativa, lembre-se que existem maneira educadas de dizer não. 


Eu já falei dessa dificuldade em um vídeo no meu canal no YouTube, então compartilho com vocês por aqui também essas três dicas que podem ajudar vocês a tornarem essa missão de dizer não mais fácil e mais sincera, com vocês mesmos e com os outros! 

 

 

Acho que um último exercício importante é pensar e investigar o que está por trás dessa dificuldade em dizer não. 
Não precisamos viver em função de cumprir expectativas só para evitar o medo de não receber o reconhecimento desejado. 

Quer mais dicas de como enfrentar as dificuldades do dia a dia? Eu tenho um monte delas pra você aqui.